sexta-feira, 31 de março de 2017

Judas Priest: banda já foi acusada de indução ao suicídio


Em 23 de dezembro de 1985, no estado de Nevada, dois fãs da banda Judas Priest, após consumirem grande quantidade de drogas, tentaram cometer suicídio. Raymond Belknap, de 18 anos, morreu no local do incidente e James Vance, de 20 anos, conseguiu sobreviver por três anos, vindo a falecer também. Perturbados pela tragédia que acometera seus filhos, os pais dos jovens moveram uma ação judicial contra o grupo de heavy metal sob a alegação de que uma de suas letras conteria mensagens subliminares que incitaram os fãs a se matarem. A referida canção é Better by You, Better Than Me, da banda britânica Spooky Tooth, que foi lançada pelo Judas Priest no álbum Stained Class, de 1978. Segundo a acusação, havia por trás dos versos de Better by You, Better Than Me a mensagem "do it" ["faça"], responsável por induzir Belknap e Vance ao suicídio. Durante o julgamento, várias "autoridades" sobre o assunto foram convocadas a depor; entretanto todos os argumentos foram negados pelo juiz. Para ele, “a pesquisa 'científica' realizada não demonstrou que os estímulos subliminares, mesmo sendo percebidos, podem desencadear condutas dessa magnitude" [grifo meu]. O caso foi encerrado e os integrantes da banda considerados inocentes. O vocalista Rob Halford comentou o seguinte:

"Nós aceitamos que algumas pessoas não curtam heavy metal, mas nós não podemos deixá-las nos convencer de que é negativo e destrutivo. Heavy metal é um amigo que oferece as pessoas enorme prazer e diversão, ajudando-as nas situações difíceis."

Para saber de mais detalhes sobre essa história, assista ao quarto episódio da série de documentários Seven Ages of Rock, intitulado Never Say Die.

Willy Nascimento Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário